Ciclovias cidadãs e o wikiurbanismo




Por chico rasia
No dia 10 de janeiro de 2011, estudantes de Guadalajara demarcaram 5km de “ciclovias cidadãs”, depois de meses esperando que a municipalidade executasse o prometido Plano Diretor de Mobilidade Não-Motorizada. O processo e o resultado foram documentados em um vídeo publicado no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=iFUbrme9V0M

Onesimo Flores é um estudante de doutorado em Planejamento e Estudos Urbanos no MIT, e escreveu no portal Animal Politico um interessante ensaio sobre o urbanismo bottom-up usando essa iniciativa como exemplo.
O que se pode fazer quando o governo de sua cidade toma decisões que você não compatilha? Como reagir quando centenas de milhões de pesos, de seus impostos, são canalizados para obras sobre as quais ninguém te perguntou? Não estou falando das açõoes de funcionários corruptos ou de administradores ineficientes. Me refiro, outrossim, ao que acontece quando um governante toma decisões dentro da lei para implementar uma visão que não reflete suas aspirações para o futuro. [em tradução livre]
Depois de uma breve discussão sobre as limitações práticas de se “votar com os pés” - se mudar de cidade, Flores apresenta a iniciativa dos cidadãos de Guadalajara:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

APA Santos Continente: reavivando a memória

Como as avenidas morrem