Risco em evidência

Recomendo a leitura da excelente reportagem do jornalista Bruno Guedes, que nas páginas A4 e A5 de A Tribuna, na edição de ontem, abordou a questão do risco geológico em Santos. É jornalismo de primeira, com revelações contundentes, que já fizeram o Executivo santista reagir (ver edição de hoje do mesmo jornal).
O destaque da matéria fica para a evidente falta de controle da ocupação em nossos Morros, aliada à inexistência de assistência técnica gratuita em habitação de interesse social e a total ausência de projetos habitacionais voltados para moradores em áreas de risco, a despeito dos vários programas do setor, disponíveis nas esferas estadual e federal.
Ressalto, ainda, a falta de atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos, elaborado em 2005, pelo IPT. Esta atualização deveria ser feita antes de cada período chuvoso e as obras necessárias executadas com antecedência, dentro da escala de prioridades que o Plano estabelece.
Espero que a Prefeitura priorize de fato a questão do risco, com a importância que merece. Torço, também, para que a imprensa continue vigilante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória