O Fórum da Construção Civil

Saúdo a iniciativa do Sistema Tribuna de Comunicações, que promoverá um Fórum Regional, em maio, para discussão, com o setor da Construção Civil, com foco voltado para a revisão do Plano Diretor e para a capacitação da mão-de-obra.
Quanto à segunda questão, é urgente uma discussão aprofundada, pois a falta de mão-de-obra, nos mais variados níveis, vem se constituindo em grave gargalo para o setor e em frustrante entrave para a contratação de milhares de trabalhadores.
No que diz respeito ao Plano Diretor, espero que seja uma oportunidade para que se discuta questões centrais, como os sérios impactos ambientais que o atual modelo de verticalização vem provocando, e o acesso das famílias de média e baixa rendas, às novas moradias.
É necessário estimular o setor a produzir moradias mais baratas e para isto, o Poder Público deve utilizar de todos os meios. O Governo Federal tem feito sua lição de casa, como o PAC e o Minha Casa Minha Vida. Mas as prefeituras da região precisam correr atrás do prejuízo e implementar para valer os instrumentos de política urbana necessários para conter a supervalorização imobiliária.
Se este Fórum não se ocupar desta azeda discussão, terá perdido uma grande oportunidade de debater a questão mais importante, no que tange este setor: a produção de moradias para quem mais precisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória