Impactos para além da vizinhança

Fui informado de que um novo empreendimento do grupo Miramar está para brotar no eixo do binário formado pelas avenidas Conselheiro Ribas e Epitácio Pessoa, no Aparecida. Trata-se da construção de cinco torres, com mais de vinte pavimentos cada.
Não sei ao certo o número de unidades por pavimento, mas, num cálculo modesto, admitindo-se duas unidades por andar, pode-se prever mais de duzentos novos apartamentos nesta área. Como atualmente a maioria das famílias, com renda para adquirir um apartamento neste local, tem mais de um automóvel, teremos no mínimo mais quatrocentos veículos entrando e saindo das garagens, junto aos acessos ao Shopping Praiamar (de propriedade do mesmo empreendedor).
Como até hoje a Prefeitura não fez a lição de casa e não regulamentou o Estudo de Impacto de Vizinhança, instrumento previsto pelo Estatuto da Cidade, para mitigação de impactos como os deste caso, mais uma vez estaremos arcando com os ônus e o empreendedor auferindo os bônus. Pode-se prever um sensível aumento dos tempos de deslocamentos no sentido Ponta da Praia/Boqueirão e vice-versa.
É ou não é um absurdo?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória