Veículo Lerdo sobre Trilhos: o Retorno

Parece coisa de filme americano classe B. Pois não é que o governador Alckmin anunciou a revisão do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista, também conhecido como Veículo Lerdo sobre Trilhos?
Esta deve ser a centésima vez que o estado resolve reestudar o tal projeto. E lá se vão doze longos anos, desde que houve o primeiro anuncio.
Agora, parece que caiu a ficha de que não faz o menor sentido implantar um transporte de média capacidade ligando apenas Santos e São Vicente, sem incluir municípios mais ao sul e principalmente a área continental desta última, onde vivem mais de 100 mil habitantes, muitos dos quais se deslocam diariamente para a área insular dos dois municípios, para trabalhar ou estudar.
Só que o VLT já não é mais chamado assim. Agora sob responsabilidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a nova denominação do projeto é "trem regional". Ou seja, sem maiores explicações, o tipo de material rodante foi alterado.
Mas como geralmente acontece com estes filmes caça-níqueis, com muitas continuações, a bilheteria vai minguando pouco a pouco. Nem as empresas potencialmente interessadas estão dando audiência, resultando deserta a última licitação, para implantação e exploração do sistema.
O governador que se cuide, pois seu eleitorado na Baixada vai cobrar a promessa e os votos também podem minguar, quando a próxima eleição chegar e o filme em cartaz for Alckmin IV: a Missão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória