Parou por quê? Por que parou?

O gráfico acima revela a questão central a enfrentar no processo de revisão do Plano Diretor de Santos: a estagnação da população. Como já demonstramos várias vezes, neste blog, há evidências de sobra que indicam haver um vínculo entre este fenômeno e o custo de vida na cidade, sobretudo em termos de habitação (aluguel e aquisição de imóveis).
Portanto, as cartas estão na mesa. E há duas vertentes de pensamento participando do jogo. Uma de orientação política claramente liberal e a outra de esquerda (com a qual me alinho).
A primeira, muito mais forte e vitaminada pelo setor imobiliário, considera que nada há a fazer, em termos de política urbana, para reverter esta questão.
Segundo os representantes desta corrente, o mercado, sempre ele, encarregar-se-ía de resolver a parada, pois a economia está crescendo e as famílias tendo seus rendimentos ampliados. Assim, mesmo sendo submetidas à mudança de bairros ou de município, as coisas se ajeitariam "naturalmente". Ou seja, morar em Santos é para quem pode.
A segunda corrente, de esquerda, considera a revisão do Plano Diretor uma das últimas oportunidades para intervir no mercado imobiliário, via política urbana, visando a fixação do maior número de famílias na cidade e, se possível, a reversão da tendência demonstrada no gráfico acima, que persiste desde a década de 1980.
Para esta vertente, o Estado, sobretudo o governo municipal, tem o dever de lançar mão de todos os instrumentos que o Estatuto da Cidade oferece, além das inéditas ofertas de finaciamentos disponíveis, via governos federal ou estadual, visando a produção maciça de moradias mais acessíveis.
Para nós, que defendemos esta posição, cruzar os braços neste momento, é condenar a região a um processo perverso de segregação espacial, com graves consequências para o meio ambiente e o trânsito, devido ao crescimento das áreas periféricas, provocado pela "centrifugação" de famílias de média renda, para estas localizações.
Portanto, o que está em discussão vai muito mais além do mero debate acerca da verticalização, como nos quer fazer crer a pesquisa divulgada pelo IPAT, analisada no post anterior.
Resta saber, quem vai bater primeiro, quando os projetos de lei forem votados na Câmara, em junho próximo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória