É o progresso?

A entrevista que concedi à TV Tribuna, acerca da questão da verticalização, foi ao ar na noite de ontem. Pode ser assistida aqui.
Infelizmente o essencial de minha fala não foi ao ar. Limitaram minha análise à questão do trânsito, que é importante, porém não é tudo.
Mas o que mais me chamou a atenção, foi a reprodução do discurso do progresso, por parte de um senhor entrevistado, na mesma matéria.
A TV montou um testemunhal, com declaração de um morador de Santos, que vendeu sua casa para morar em um apartamento, como tantos outros. Mas lá pelas tantas, o entrevistado deu de ombros e disse que nada se pode fazer, pois afinal, "é o progresso".
É realmente poderosa a ideologia do progresso, que associa qualquer ação do mercado sobre o espaço urbano ao progresso, sem que se faça o devido escrutínio. Ao revés, qualquer análise, como as que faço, que se contraponha a este discurso, é automaticamente considerada reacionária ou da "turma do não", como se dizia no final dos anos 90.
Por essas e outras virei blogueiro, afinal é fundamental ter espaço para argumentar e escapar da visão ideologizada das coisas.

Comentários

  1. Sr.José Marques

    Sou Aluna de Administração da Unisanta e estou desenvolvendo um trabalho de estatítica onde abordo o tema da verticalização da cidade,Assisti a matéria que foi ao ar , mas percebi que o conteúdo esta incompleto.

    Meu trabalho consiste numa pesquisa estatisca onde devo entrevistar 60 pessoas e apresentar graficamente a posição destas em relação ao tema.Poderi me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Estou à disposição. Escreva-me para jmc@carrier.com.br, por favor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória