Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Dia Mundial sem Carro

Hoje fui procurado pela TV Tribuna, para comentar a importância da comemoração do Dia Mundial sem Carro. A entrevista foi ao ar no Jornal da Tribuna 1ª Edição e pode ser assistida aqui.
Em TV é tudo muito rápido, mas foi possível falar um pouco da necessidade de investimentos no transporte coletivo, que segundo a Pesquisa Origem e Destino da Baixada Santista (2008) não ultrapassava 32% das viagens diárias na região.
Comentei, também, a ausência de bicicletários, junto à malha cicloviária da região, o que desestimula o uso deste modal.
Aproveitei, ainda, uma sugestão já utilizada em outras cidades. Trata-se da criação de um site, em que os interessados em oferecer e pegar carona solidária possam se cadastrar e encontrar parceiros, minimizando, assim, a utilização de automóveis, estes seres devoradores de espaço público e emissores de gases estufa.
A ideia é bem simples e não é minha. Sem gastar um tostão, as prefeituras locais poderiam criar estes serviços em seus portais. Dariam uma grande contribuição para que todos os dias pudessem ser dias com menos carros nas ruas.
As presentes e futuras gerações agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário