Foi tudo planejado (parte I)

Ainda comentando o caderno especial de A Tribuna, sobre Trânsito, publicado ontem, é importante destacar que dentre todos os pesquisadores e autoridades ouvidos, apenas o engenheiro  Ailton Brasiliense, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), aponta a necessidade de haver um planejamento voltado para a questão do trânsito, que não seja pensado de forma apartada da dinâmica urbana, considerando a questão crucial do uso do solo e da localização das moradias.
Para Brasiliense, "não se pode pensar em transporte público isoladamente. É preciso ter um Plano Diretor que diga para onde a cidade deve ou não crescer, como deve ser a apropriação do espaço, o que sobra para o transporte público, de carga e para o pedestre, que precisa de calçadas decentes. E, claro, para o tráfego geral, composto basicamente por automóveis e motos. Sem um Plano Diretor para os próximos 5, 10, 15 ou 20 anos, vai ser complicado fazer um simples planejamento de transporte. Quando você repensa a questão de uso do solo com o transporte, fatalmente precisa rever onde foram alocadas moradias, comércio e serviços da cidade" (p. F7).
O engenheiro acrescenta, ainda, uma questão que considero essencial e que é absolutamente ignorada pelos prefeitos da região: a integração entre o planejamento dos municípios. Ao responder questionamento da reportagem, acerca dos efeitos do aumento do custo de vida em Santos, que faz com que as famílias migrem para cidades vizinhas, tornando o trânsito regional cada vez mais caótico, Brasiliense afirma que:
"Vai depender de como essas pessoas vão para Santos. Se for de automóvel, a condição vai ser muito piorada. Se tiver uma proposta para integrar o transporte público, o trânsito pode não sofrer tanto. Eu acho que a solução para a Baixada Santista tem que ser integrada. Deve ser estudado um projeto único, que inclua todas as cidades. Evidentemente o Plano Diretor dessas cidades tem que ter o mínimo de questões comuns, para não transformar uma cidade em dormitório e outra no lugar onde todo mundo trabalha."
Ainda assim, o engenheiro demonstra desconhecimento da história do planejamento da região, ao defender a tese estampada na manchete principal do caderno, segundo a qual teria faltado planejamento e esta lacuna seria uma das causas do grave problema de mobilidade que hoje enfrentamos na Baixada Santista.
Nos próximos posts pretendo desmontar esta tese, apresentando fatos incontestáveis que demonstram o contrário: foi o planejamento implementado nas cidades da região, especialmente em Santos, um dos grandes responsáveis pela perda de mobilidade que nos assola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

APA Santos Continente: reavivando a memória

Como as avenidas morrem