Secovi: Santos é cidade Classe A

Em matéria levada ao ar pelo jornal Rede TV News, ontem à noite (assista acima), foi divulgado levantamento feito pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi), que aponta claramente o processo de especulação imobiliária, baseado na expectativa da exploração do Pré-sal, em curso na Baixada Santista.
Segundo esta fonte, em Santos, os imóveis valorizaram o dobro, na média, em 5 anos. Entre fevereiro de 2007 e abril de 2011, o preço médio do metro quadrado na cidade passou de 3 mil para mais de 5 mil reais.
Ainda, segundo o Secovi, no mesmo período, 55,8% das unidades lançadas eram de 3 ou 4 dormitórios. Em Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande, 28% dos lançamentos imobiliários possuem valor superior a 500 mil reais, e 90% localizam-se em Santos, cidade mais procurada pela classe A, conforme a notícia.
Nada que já não soubessemos. Mas o testemunho da moradora de malas prontas para deixar a cidade, no final da matéria, é um alerta ignorado reiteradas vezes por quem tem a caneta na mão e o poder para minimizar as consequências deste processo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

APA Santos Continente: reavivando a memória

Como as avenidas morrem