Piora a falta d'água nos Morros de Santos

É incrível, mas há dois meses a Sabesp não consegue abastecer de água parte dos morros de Santos.
Além do José Menino, cuja falta d'água venho denunciando aqui, voltou a faltar água no Santa Maria, como já ocorreu na virada do ano.
Na verdade, desde dezembro o fornecimento é irregular nesta parte do morro. A água só chega à noite, quando chega.
Mas na Vista Alta, no Santa Maria, o precioso líquido desapareceu de vez, desde a última sexta-feira.
Assista a matéria apresentada pelo jornal da TV Tribuna 1ª Edição, de ontem, no link acima, e veja a situação terrível da comunidade deste morro.
Daniele, criança moradora do local, entrevistada pela reportagem, presta um depoimento tocante e faz uma pergunta interessante: "pra onde está indo esta água que não chega?"
Eu tenho uma suspeita: vai para a população flutuante, responsável pelo aumento vertiginoso da população do Litoral. Ou é apenas coincidência que a água tenha minguado a partir de dezembro?
Tudo isso, graças aos gênios que acham que o turismo é a salvação da lavoura, como o séquito que adulava o ministro Gastão, em sua visita ao Valongo, ontem, para ver onde as sumidades pretendem enterrar centenas de milhões de reais em um mergulhão supérfluo.
A situação da água na Ilha de São Vicente pode ter piorado com a interligação dos sistemas de Santos, São Vicente e Guarujá, que pode estar reduzindo a pressão na rede. Como a população flutuante de Guarujá é muito superior à de Santos e São Vicente, pode estar aí a explicação para a baixa pressão na rede em nossa ilha.
É só uma suspeita, bastante pertinente, mas a Sabesp precisa dar uma resposta convincente aos moradores dos morros santistas, pois não é possível tolerar esta situação e ter que ler no Plano de Saneamento Básico do Município, que nosso abastecimento é de 100%, o que é evidentemente um chute (para ser fino).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória