Pré-Sal: Mão-de-Obra e Impactos Urbanos

Movimento de Defesa do Direito à Cidade, criado junto ao Fórum da Cidadania de Santos, realizará no próximo dia 30 de março, às 19 horas, palestra com o Prof. Dr Luiz Pinedo Quinto Jr., pesquisador do programa de pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense. 
O tema a ser abordado é “Pré-Sal: Mão-de-Obra e Impactos Urbanos”, questão que diz respeito, dentre outras coisas aos debates que espero que ocorram com o aprofundamento que requer, na campanha eleitoral deste ano.
A palestra, seguida de discussão com o público, ocorrerá no auditório do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisantos - FAUS, situado à Av. Conselheiro Nébias, 589, 1° andar. 
O encontro não é exclusivo para professores e alunos, e é aberto a todos que se interessam pelo tema, sem necessidade de inscrição prévia.
Pinedo, que lecionou na FAUS durante muitos anos, conhece Santos profundamente e agora pesquisa os impactos urbanos da indústria do petróleo no norte fluminense. O foco dos trabalhos do professor tem sido a questão do emprego e da renda, no espaço regional. Assim, sua contribuição será muito importante para identificar processos semelhantes aos lá ocorridos, no tocante à exploração do Pré-sal, na Bacia de Santos. 

Comentários

  1. Duvido muito desse tal falado impacto do pré-sal da Bacia de Santos na nossa região. Hoje as aeronaves que atendem às plataformas de perfuração e de teste de longa duração saem de Jacarepagua.

    ResponderExcluir
  2. Mas a Petrobrás está construindo sua sede administrativa aqui e operacional em Caraguatatuba. Certamente impactos ocorrerão. Aqui, na verdade eles já ocorrem, pois aumentou exponencialmente os preços dos imóveis. Os efeitos disto são extremamente danosos para as famílias mais pobres. Enquanto isto, que oportunidades de trabalho esperar deste processo? Nossa população está preparada para disputar as vagas que serão abertas? É um pouco isso que queremos discutir neste evento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória