Flanelinhas: A Tribuna denuncia esquema que afeta a mobilidade em Santos

Em outra reportagem excelente, a jornalista Alcione Herzog expõe o bem conhecido, mas pouco enfrentado esquema de loteamento de vagas de estacionamento no centro de Santos. Na matéria (imagem acima) publicada na edição de hoje de A Tribuna (pág. A-1 e A-8), a jornalista revela o que pode ser um conluio envolvendo flanelinhas, comerciantes e agentes de trânsito que deveriam garantir a rotatividade das vagas de estacionamento regulamentado, mas aparentemente contribuem para que vagas se tornem privativas.
Diga-se de passagem, o quadro encontrado no centro pode estar se repetindo em outras áreas da cidade, onde o comércio é intenso.
A falta de rotatividade, provocada pela ocupação irregular das vagas, contribui para a privatização do espaço público pelos proprietários de veículos que se utilizam do esquema, afetando a mobilidade urbana, em um quadro de insuficiência de oferta de transporte coletivo.
Está, assim, mais uma vez exposta a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos), recentemente abalada pelo escândalo do sumiço de veículos dos pátios municipais. Desta vez, espera-se que a empresa haja com mais firmeza, pois vem perdendo sua credibilidade quase no mesmo passo em que a mobilidade urbana vem decaindo: geometricamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória