Técnica x Política: a falsa questão

O ano político em Santos entra em período de definição de candidaturas, alianças e programas (pela ordem, infelizmente). E mais uma vez ressurge a surrada falsa dicotomia entre técnica e política.
A separação entre técnica e política é, na verdade, uma velha cantilena, muito usada por políticos de direita, com o objetivo de passar à opinião pública a ideia de que tudo que é político é sórdido e assim não merece respeito e consideração, e por outro lado, tudo que é técnico deve ser considerado acima de qualquer suspeita.
Assim, determinado postulante a cargo político, para limpar a barra com o eleitorado, assume ares supostamente técnicos e passa a externar, sempre que possível, sua ojeriza à política. Desta forma, o estratagema ideológico, no sentido marxista do termo, faz o eleitor desavisado considerar que determinados candidatos merecem mais confiança do que outros, por serem supostamente técnicos e abominarem a política, que, afinal, "não passa de coisa de gente oportunista e desonesta".
Ora, como afirmava Aristóteles, todo ser humano é um animal político. E obviamente, a atividade política em si nada tem de ilegítima ou condenável. Da mesma forma, a atividade técnica é inerente ao homem ou a mulher, que segundo seus campos de atuação dominam seus saberes e deles fazem uso, politicamente, durante toda a vida, ainda que distantes de espaços de disputa de poder.
A ilusão de que o técnico é confiável e de que o político é suspeito opera milagres nas campanhas eleitorais. Com um bom rótulo técnico, normalmente chancelado pela mídia e outras instituições, o candidato pode ir longe, pois suas ações passam a ser aceitas pelo eleitorado como altruístas e mediadas por saberes muito especiais, que não são passíveis de questionamento fora do mundo tecnológico. Daí ao voto, é questão de um pulo.
E não é tarefa nada fácil desmontar esta armadilha, urdida para vender candidaturas pouco assimiláveis, fossem outras as condições apresentadas.
Na disputa municipal deste ano, em que programas e propostas deveriam ser debatidos exaustivamente, para que o eleitorado pudesse formar juízo adequado acerca das candidaturas, já observo sérios indícios de que o estratagema volta a ser utilizado, tanto no pleito proporcional, quanto no majoritário.
Portanto, é tarefa dos que se preocupam com a transparência do processo, desmontar aqui e ali a falsa oposição entre o técnico e o político.
Mas esta não é a única armadilha que se coloca diante do eleitor. Outro estratagema poderoso é a falsa dicotomia entre juventude e atraso, segundo o qual, todo jovem é portador da novidade e não se deve confiar em quem tem mais de trinta, como cantava Marcos Valle. Sobre este assunto, falarei em outro post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória