Deslocamento pendular por motivo de trabalho na Baixada Santista é destaque em A Tribuna

O deslocamento pendular por motivo de trabalho na Baixada Santista, abordado no post, do dia 23/5, é destaque na matéria intitulada "Vaivém para trabalhar: 2 em 10 na BS", publicada na página A-11, da edição de hoje de A Tribuna.
A reportagem, para a qual fui ouvido, apresenta a tabela abaixo, com alguns dados que divulguei no referido post, e outros que havia me programado para divulgar nos próximos dias. A convergência de pauta foi oportuna, pois assim se leva a um público maior algumas das considerações que fiz no referido post e outras que ainda estava por fazer.
Sintetizando a questão, é importante que os municípios "exportadores" de mão-de-obra empreendam esforços para ampliar suas bases econômicas e, ao mesmo tempo, que a questão da mobilidade urbana, com estímulo ao transporte coletivo e restrição ao individual, seja de fato prioridade.
Quanto ao primeiro tópico, é necessária uma visão de desenvolvimento regional articulada, que garanta a implantação de atividades econômicas intensivas em mão-de-obra nestes municípios.
Também é essencial que medidas urgentes sejam tomadas para reverter o crescimento horizontal da urbanização na Baixada Santista, promovendo o adensamento controlado das áreas centrais, por meio de política de habitação integrada às demais políticas urbanas.
Eis aí uma agenda imprescindível para nossa região.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória