Espaçosos

O trânsito da Avenida Washington Luís, em Santos, mais conhecida como Canal 3, tem sido uma prova de resistência para os nervos de qualquer um que o tenha que enfrentar diariamente.
Os congestionamentos, antes limitados aos horários de pico, agora são rotineiros em determinados pontos, em grande parte do dia.
Destaco a implantação de uma unidade do Hospital Ana Costa, no número 49 da via, sentido Centro. Vez ou outra aparece um agente de trânsito, para por ordem no coreto. Mas normalmente é ignorada a sinalização que proíbe o estacionamento junto ao canal, de fronte ao referido imóvel.
Como a parada de veículos do lado direito da pista, para desembarque de passageiros, é corriqueira, sobra um estreita faixa para quem quiser se aventurar a prosseguir viagem. Ônibus e caminhões normalmente não conseguem passar pela via enfartada, o que provoca constantes engarrafamentos.
Mas agora a coisa ficou bem pior. Na mesma pista, quase na esquina da Rua Goiás, no Boqueirão, uma obra tem provocado muita lentidão. A foto acima, tirada às 15 horas, ilustra a situação. Junto à obra, do lado direito da via, uma fila de caminhões estacionados na contra-mão, descarregam concreto.
Enquanto isso, sobra espaço para apenas um carro prosseguir rumo ao Centro, ou fazer a conversão à esquerda, na ponte, em direção à Avenida Ana Costa. Mas se o semáforo da ponte fecha, e a fila de espera tem mais do que três carros, bloqueia-se o trânsito para os veículos que querem seguir em frente.
Mais uma vez, se for um ônibus ou um caminhão a atravessar este trecho, o trânsito para completamente.
Porém, a situação fica ainda pior quando um caminhão, como o da foto acima, para do lado esquerdo da via, para descarregar material. Assim forma-se uma chicana, pela qual veículos mais largos não conseguem passar.
Pouco esperançoso, torço para que a autoridade de trânsito dê um basta nisso, pois o responsável pela obra não vai indenizar as milhares de pessoas que transitam por este trecho, pelo tempo perdido em função da ocupação indevida do espaço público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória