Canal da Av. Moura Ribeiro recebe produtos químicos e óleo





Além da descarga de particulados de construção civil, comentada no post de 9/9, o Canal 8, na Avenida Mora Ribeiro, Marapé, Santos, recebe também outros tipos de poluição.
Como se pode observar nas fotos acima, também obtidas no dia 6/9, há descarga de produtos químicos, que podem ser produtos de limpeza, e de óleo, conforme se verifica na última foto da série.
O destino destes contaminantes é o Canal 1 e o mar, quando for aberta a comporta.
Portanto, as fontes poluidoras existentes neste canal, e provavelmente nos demais, são variadas e exigem uma ação articulada firme, por parte dos órgãos ambientais, SABESP e Prefeitura.
A omissão só faz contribuir para o agravamento das condições de balneabilidade de nossas praias e para suscitar posicionamentos absurdos, como é muito comum em Santos, em defesa da cobertura dos canais.
Ou seja, a indiferença dos órgãos públicos que deveriam zelar pela qualidade das águas dos canais, também é a principal responsável pela ignorância, por parte da população, da importância do sistema de macrodrenagem para a qualidade de vida na cidade e para a preservação da história do urbanismo e do saneamento no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória