O encontro das águas

A foto acima, tirada em 5/9 último, lembra o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, mas é a desembocadura das águas do Canal 9, da Avenida Barão de Penedo, no Canal 1, na Avenida Senador Pinheiro de Machado, José Menino, Santos.
Conforme fotos abaixo, este blogueiro seguiu a pista da água barrenta e verificou que o Canal 9, em toda a sua extensão, desde a Rua Santa Catarina até o Canal1, transportava sedimentos, que provavelmente originavam-se de alguma intervenção realizada no Morro do José Menino, pois a cachoeira do sopé deste morro é uma das principais contribuições do Canal 9.
Portanto, não é somente esgoto, resíduos de construção civil, óleo e produtos químicos que chegavam ao Canal 1 e à praia. Pelo menos neste dia, muito barro chegava até a comporta, que estava fechada. Assim, por consequência, esta água barrenta estava sendo tragada pela tomada de água do interceptor da SABESP, situada próxima à comporta.
Como as águas do interceptor são encaminhadas à Estação de Pré-Condicionamento da empresa, situada atrás do Orquidário Municipal, nosso sistema de tratamento, nesta data, estava sendo sobrecarregado com o barro proveniente do Morro, para depois lançar os efluentes pelo Emissário Submarino, em condições aceitáveis, segundo a Resolução CONAMA N° 430/11, que alterou a N° 357/05.
 Canal 9 (Avenida Barão de Penedo).
Canal 9, atrás do Clube dos Ingleses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória