SAIPEM: a única certeza é a incerteza


Em audiência realizada neste momento, na Câmara de Santos, acerca da instalação da unidade da multinacional SAIPEM, na área do CING, em Guarujá, mais certezas do que incertezas ficaram acerca dos impactos do empreendimento, em especial quanto ao acesso das carretas que trarão tubos para a empresa.
Sobre esta questão, o representante da SAIPEM, Ricardo van Hombeeck, foi pouco claro, pois em princípio informou que a alternativa hidroviária em que carretas acessariam balsas pela Ponta da Praia teria sido descartada, a despeito da licença previa do empreendimento assim o prever.
Mas ao ser questionado sobre a localização do embarque na margem direita do Porto, informou que uma alternativa que está sendo estudada é a construção de uma gaveta de embarque de carretas em balsas, no Paquetá.
Sendo assim, as carretas atravessariam a Rua Tuiuty, extensão da Perimetral no centro de Santos, passando em frente ao futuro Porto-Valongo, projetado pela Prefeitura de Santos e quiçá entalando no famigerado "mergulhão".
Outras manifestações dos presentes também merecem comentários, em especial acerca dos potenciais conflitos com a sede náutica do Clube Internacional de Regatas, e com a comunidade de Santa Cruz dos Navegantes.
Sobre todas estas questões comentarei amanhã, em um post detalhado sobre a audiência.

Comentários

  1. É importante ressaltar que uma vez alterado o projeto (ou seja se não haverá mais embarque na Ponta da Praia), então a Licença Ambiental Preliminar concedida pela CETESB à SAIPEM não está mais vigorando e assim a empresa encontra-se trabalhando sobre a área sem o devido licenciamento.
    Além disso, apesar da comunicação pública por parte da empresa de que mudou o projeto de embarque da Ponta da Praia para a região do Valongo, ainda persiste o absurdo de que as tais 60 carretas/dia serão transportadas por balsas de madrugada, agora cruzando todo o canal do Porto. E como ficará o projeto Mergulhão naquela região? E como ficará o projeto da Marina Pública no centro. Com a palavra os dirigentes e planejadores dos municípios, capitania dos porto, gestores do porto.
    Márcio Valdívia

    ResponderExcluir
  2. https://www.facebook.com/CtcoSaipemDoBrasil

    ResponderExcluir
  3. Temos agora uma Usina de Concreto implantada no empreendimento...

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=632928000070309&set=a.494327027263741.125674.493488990680878&type=1&theater

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória