O descontrole da ocupação dos morros de Santos

A foto acima foi tirada na manhã de hoje, em vistoria ao Morro da Nova Cintra, Santos. A área fotografada, localizada na imagem abaixo (percevejo amarelo), é conhecida como Menino Jesus e se situa a montante da rua que liga o morro citado ao Morro Santa Maria, que será tema de outro post.
Em seguida apresento imagem do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) de 2012, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). Segundo esta imagem, a maior parte da área é classificada como R2, risco médio, mas existem partes classificadas como R3 e R4, risco alto e muito alto, respectivamente.
Mais abaixo apresento imagens aéreas deste assentamento precário, referentes a 2003 (Santos Digital - Prefeitura) e 2009 (Google Earth). Uma análise destas fotos permite observar que a ocupação cresceu tanto horizontalmente, quanto verticalmente. Aliás, o crescimento vertical é ainda mais expressivo.
A foto tirada hoje revela telhados estalando de novos, alvenarias reluzentes e lajes recém construídas. Portanto, a ocupação segue aumentando, a despeito do alerta do PMRR.
Abaixo de tudo eu reproduzo matéria da página 3 do Diário Oficial de Santos, publicada na edição de hoje, convidando a população para a audiência de apresentação do PMRR, adiada meses atrás, que será realizada na próxima quinta-feira, na Igreja São João Batista, que é muito próxima à comunidade do Menino Jesus.
É uma oportunidade e tanto para se questionar os responsáveis pela política de controle da ocupação dos morros e de provimento de habitação de interesse social, acerca dos reluzentes telhados, alvenarias novinhas e lajes fresquinhas.
Por fim, lembro que novembro chegou e a chuva vem aí. Que Menino Jesus nos proteja.

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória