Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Vale Verde, Santos: esgoto sem rede de afastamento agrava situações de risco

Abaixo apresento algumas fotos do assentamento conhecido como Vale Verde, situado na encosta que liga o Morro Santa Maria à Favela da Caneleira.
Um dos vetores de ampliação da ocupação desta área é justamente a parte mias perigosa, classificada como de risco muito alto, segundo o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR).
Trata-se da drenagem natural que carrega muito esgoto para o bairro da Caneleira e por consequência, ao Rio São Jorge, Estuário de Santos e Oceano Atlântico.
As três últimas fotos mostram esta área, em que o esgoto e lixo descem a encosta, potencializando o risco de escorregamento a jusante, em área absolutamente imprópria para a ocupação humana.
Portanto, a solução deste grave problema urbano envolve três políticas públicas essenciais: gestão do risco geológico, habitação e saneamento.
Em face do período chuvoso que se aproxima, a realocação das moradias deste setor, 20 unidades, segundo o PMRR, não pode aguardar a providência divina e muito menos o afastamento do esgoto, que aliás não entra nas estatísticas da SABESP, segundo as quais vivemos em uma cidade com universalização plena do atendimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário