Obra na Fonte do Boqueirão: danos reversíveis?

Após um longo e tenebroso outono, Olhar Praiano vai à Fonte do Boqueirão verificar o andamento da intervenção comentada na última publicação. Como se observa nas fotos abaixo, as obras parecem ter prosseguido, mas pode ser que estejam paradas.

Vala aberta no piso de mosaico tombado pelo CONDEPHAAT.

Piso de mosaico parcialmente removido.

As intervenções se concentram em duas frentes: próximas ao Posto de Salvamento nº 5 e junto ao local onde ocorre a feirinha de artesanato de fim de semana.
O número de montes de pedras, separados em três cores (foto abaixo), não corresponde ao total de cores empregadas no maravilhoso piso de mosaico, com animais marinhos. Por exemplo, não há um monte especifico para as pedras amarelas, do casco da tartaruga (foto seguinte). Eis um exemplo da falta de critério de execução da obra e, possivelmente, de seu acompanhamento por parte do CONDEPHAAT, órgão responsável pelo tombamento dos Jardins da Praia, aos quais pertence o conjunto da Fonte do Boqueirão.

Montes de pedras brancas, pretas e marrons. Onde estarão as amarelas?

Detalhes com pedras amarelas, no casco da tartaruga.

A falta de critério vem de longe, como se observa na foto abaixo, que mostra o piso desnivelado, após a intervenção de construção da ciclovia, na década passada. Fica evidente que ao "cortar" o piso de mosaico, a obra da ciclovia não foi realizada com o cuidado que esse importante patrimônio santista merece.

Vestígios da intervenção descuidada realizada na década passada, quando foi construída a ciclovia.

Olhar Praiano soube que o Ministério Público Estadual recomendou a paralisação da obra até que a autorização do CONDEPHAAT fosse apresentada. Não se sabe se isso ocorreu e como a imprensa local não comenta o assunto, a sociedade paulista fica privada de informações sobre um dos bens mais representativos do modernismo em nosso litoral.
Uma das motivações da obra nesse local é o reparo no sistema de drenagem do piso e na fonte. Portanto, é possível que seja necessário algum nível de intervenção. Contudo, questiona-se se de fato é necessária obra tão abrangente em um piso de mosaico realizado com tamanho cuidado, como demonstram as fotos abaixo. Será que a empresa contratada tem habilitação para executar corretamente o assentamento do mosaico em junta seca, sem riscos de desprendimento futuro? Será capaz de executar os detalhes com o apuro necessário?

Detalhes dos cantos vivos executados originalmente com grande esmero.

Detalhe da circunferência do olho de um dos animais, com pedras cortadas fazendo curva. 

Olhar Praiano constatou, com preocupação, que o perímetro da obra está aberto ao público e suscetível a depredação e subtração de material. Por exemplo, um dos típicos bancos de granilite foi encontrado com o tampo removido e apoiado aos pés, sem qualquer proteção. Não será fácil encontrar mão de obra habilitada a reconstituir esses bancos, de colorações diversas. Portanto, é importante que a Prefeitura e órgãos de fiscalização adotem providências para a preservação da integridade do bem e seu restauro por empresa habilitada.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

APA Santos Continente: reavivando a memória

Como as avenidas morrem