Pesquisar este blog

sábado, 6 de novembro de 2010

O último que sair apaga a luz

O título do post obviamente é uma brincadeira. Mas dá o que pensar a notícia publicada nesta semana, no jornal A Tribuna de Santos. Veja abaixo.
 
Santos perdeu mais de 10 mil habitantes nos últimos 10 anos

Alcione Herzog
Créditos: Luigi Bongiovanni

A tendência de encolhimento da população santista foi mantida . Dados parciais do Censo 2010 divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, ao contrário do que vem acontecendo com o País, com o Estado de São Paulo e com a maioria das cidades da região, Santos perde moradores a cada ano, Situação idêntica acontece com Guarujá. 

No caso de Santos, os últimos números do Censo 2010 apontam 407.506 habitantes, quantidade 2,5% menor do que a contagem anterior, realizada em 2000. A quantidade se mostrou bem inferior às projeções feitas pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que estimava para esse ano 433.502 pessoas. 

O coordenador do Censo 2010 na Subárea de Santos, Mário Sérgio dos Santos, explica que os dados ainda serão atualizados até o próximo dia 29, mas não devem oscilar muito. 

"Já visitamos uma quantidade aceitável de domicílios e podemos dizer que em Santos a taxa deverá se manter negativa. A última vez que houve crescimento populacional foi no Censo de 1991". 

Para o coordenador, a diminuição das populações vem se repetindo em cidades classificadas como polo regional. "Aqui existemrestrições tanto geográficas quanto em relação ao custo de vida que impedem o aumento populacional". 

Mário Sérgio acredita que Santos ainda é uma cidade muito mais formadora de mão de obradoquegeradoradeoportunidades. "Isso até pode mudar com a cadeia do pré-sal, mas o reflexo maior será nas cidades vizinhas. Hoje, muitos que se formamaquivãoparafora". 

Baixada
A Baixada Santista ganhou, em média, mais 112.640 moradores nos últimos 10 anos, totalizando 1.589.460 pessoas. 

Porém, conforme o levantamento do IBGE, Guarujá registrou perda de habitantes passando dos 264.812 do censo de 2000 para 260.477 agora, o que significa uma redução de 4.535 moradores. 

A cidade que mais cresceu foi Bertioga, com alta populacional de 52,1%. Entretanto, apenas Peruíbe ultrapassou a estimativa de habitantes da Fundação Seade, que era de 56.019 moradores, A cidade já conta com 59.703. 

Entrevistas
A coleta de dados para o Censo 2010 está chegando ao fim e os moradores que ainda não tiveram suas casas recenseadas pelo IBGE podem agendar, pela internet, a entrevista com um recenseador. 

O endereço éhttp://www.censo2010.ibge.gov.br/cadas- tro_nao_recenseado.php.  É preciso preencher um formulário e, em um prazo de 72 horas, o IBGE entra em contato por telefone para agendar a visita do recenseador.

O Censo 2010 teve início em 1º de agosto de 2010. Nesses três meses de trabalho, 191 mil recenseadores percorreram os 5.565 municípios brasileiros para investigar as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião. 

"Os questionários serão tabulados e basearão inúmeras divulgações das transformações sociais no País", explica o coordenador da Subárea de Santos, MárioSérgiodosSantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário