Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dersa promove amanhã seminário sobre túnel Santos-Guarujá

Há duas semanas atrás, este blogueiro foi sondado pelo Dersa para participar do evento abaixo. A proposta era abordar a sustentabilidade das áreas urbanas afetadas pela implantação do túnel de ligação entre Santos e Guarujá.
Cheguei até a enviar meu curriculum Lattes, aos organizadores, mas em seguida fui desconvidado, sob a alegação de que a questão da sustentabilidade havia saído da pauta do seminário. Além disso, o evento ocorreria em Santos, mas agora será em São Paulo, longe do público interessado.
Como se vê, pela programação divulgada, o mais perto que se chega da questão da sustentabilidade, é a questão das "compensações ambientais na paisagem". É muito pouco para um empreendimento que deve trazer mudanças de uso do solo, de trânsito e de densidade demográfica bastante acentuadas, com desdobramentos importantes na dinâmica urbana dos municípios.
O grande risco que corremos com a implantação desta ligação, é justamente o de que a sociedade continue pensando que os impactos dela decorrentes estão limitados aos transtornos com sua execução e às transformações na paisagem urbana.
O buraco deste túnel é muito mais embaixo.

Um comentário:

  1. Lucivania Damaceno souza santos12 de março de 2012 19:27

    quero trabalhar na Dersa

    ResponderExcluir