Santos realiza, amanhã, a 5ª Conferência da Cidade

A Prefeitura de Santos, juntamente com sua Comissão Preparatória, realiza amanhã, a partir das 8 horas, no campus da Rua Cesário Mota, da Universidade Santa Cecília, a 5ª Conferência da Cidade. 
Neste ano, o centro da discussão é a estruturação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que visa integrar e articular as políticas de habitação mobilidade/acessibilidade, saneamento e de desenvolvimento urbano, em geral, definindo claramente o compartilhamento de atribuições entre as três esferas de governo.
O evento, que conta com apoio da Caixa Econômica Federal e da Universidade Santa Cecília, estabelece metas e planos de ação para o enfrentamento dos problemas existentes na cidade e discute a integração da política urbana municipal com as demais esferas de governo.
O encontro deve reunir cerca de 200 participantes de vários segmentos sociais, divididos em quatros grupos temáticos de trabalhos.
O primeiro grupo discutirá a criação e a implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores, nas esferas federal, estadual e municipal. O segundo tratará da aplicação do Estatuto da Cidade e dos planos diretores, além da função social da propriedade do solo urbano. O terceiro grupo debaterá a integração da política urbana no território, com base na política fundiária, habitação, saneamento, mobilidade e acessibilidade urbana. O quarto grupo, por sua vez, abordará programas governamentais como "PAC - Plano de Aceleração de Crescimento" e o "Minha Casa, Minha Vida".
A participação é aberta a todos, em especial a gestores públicos e membros do legislativo municipal, movimentos sociais e populares, empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, trabalhadores por meio de sindicatos, entidades profissionais, acadêmicas, e de pesquisas e organizações não governamentais.
Saiba mais sobre a Conferência aqui. Segue abaixo o programa do evento.


P r o g r a m a

8h – 9h - Credenciamento

9h – 9h30min – Abertura:

Abertura pelo Prefeito Municipal Paulo Alexandre Barbosa

Introdução do arquiteto Nelson Gonçalves de Lima Junior, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Palestra do Sr. Sidney Soares Filho, superintendente da Caixa Econômica Federal

Palestra do arquiteto José Marques Carriço apresentando os temas da Conferência.

9h 30min– 12h30min - Discussão dos temas por grupos

12h30min – 13h30min - Almoço

13h30min – 14h30min - Definição das propostas prioritárias por grupo

14h30min – 16h - Plenária final com apresentação das propostas por temas e escolha das  propostas prioritárias para levar para etapa estadual

16h - 17h - Eleição dos delegados para a etapa estadual e encerramento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Remoções na Entrada da Cidade: o que houve com o Conjunto Habitacional da Prainha do Ilhéu?

Como as avenidas morrem

APA Santos Continente: reavivando a memória